Qualquer acidente que ocorra durante o exercício de trabalho em uma empresa e que venha a provocar algum tipo de lesão corporal ou perturbação, enquadra-se como acidente de trabalho.
Devido aos grandes índices desses acidentes, cada vez mais as empresas vêm adotando e implementando práticas de segurança. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, em média 6 mil pessoas morrem por dia em todo o mundo por acidentes ocorridos no ambiente de trabalho.
No post de hoje, você vai entender o que é a segurança do trabalho, para que serve e qual a importância de seguir todos os parâmetros estabelecidos pelas empresas. Continue a leitura e confira!
Segurança do trabalho: você sabe o que é?
Entende-se por segurança do trabalho um conjunto de ações e medidas adotadas com o intuito de reduzir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Dessa forma, pretende-se proteger a integridade do trabalhador em seu serviço.
Seu principal foco constitui a identificação, a avaliação e o controle das situações de risco a que são expostos os trabalhadores em suas atividades diárias. As práticas da segurança do trabalho são regulamentadas pela Portaria GM n°3.214, 08 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho.
A segurança do trabalho pode atuar de diversas maneiras dentro da organização. A equipe responsável por isso fica encarregada de elaborar uma série de normas, procedimentos, adaptações físicas e ações preventivas para minimizar os possíveis riscos em cada atividade, por meio do mapeamento de riscos. Entre elas, podemos destacar:
- estudo da legislação de segurança do trabalho, normas técnicas e responsabilidade do empregador e dos colaboradores;
- estudo do ambiente de trabalho;
- análise das causas de acidentes de trabalho e minimização de condições inseguras;
- palestras e treinamentos;
- ações relacionadas à área de medicina do trabalho, entre outros.
Contar com o apoio dos profissionais dessa modalidade é controlar gastos com indenizações e com ações trabalhistas e assegurar a boa imagem da organização no mercado.
Qual a importância de seguir todos os parâmetros?
A implementação de normas associadas à segurança do trabalho tem enorme importância, sobretudo porque, além de ser uma exigência legal, maximiza a produtividade das empresas.
Investir em segurança do trabalho tornou-se prioridade nas empresas. O ambiente fica mais seguro e agradável, as pessoas se sentem mais valorizadas e motivadas e, consequentemente, aumentam seu rendimento. As ações de prevenção desenvolvidas evitam acidentes, afastamentos e outras ações mais graves.
Além disso, uma empresa que demonstra preocupação com a segurança de seus colaboradores contribui para a promoção do bem-estar físico e emocional, proporcionando uma maior qualidade de vida, sem falar no aumento de motivação dos trabalhadores no desempenho de suas atividades.
Quando eles notam melhorias no ambiente de trabalho, passam a confiar mais e a ter mais consideração e respeito com a direção da empresa. Destaca-se também que o cumprimento dessas normas de segurança reflete em sua credibilidade.
Exemplos de Programas de Segurança do Trabalho
Vale ressaltar que alguns programas podem ser usados para evitar acidentes de trabalho. Como exemplo:
- PPRA — Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
- PCMSO — Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional;
- PCMAT – Programa de Controle de Meio Ambienta de Trabalho na Construção Civil.
Cada empresa tem sua peculiaridade, que deve ser analisada por especialista da área, visando mitigar os riscos de acidentes.
Portanto, a segurança do trabalho deve ser valorizada, pois traz inúmeros benefícios para a empresa e para a qualidade de vida dos trabalhadores. Diversas instituições no mercado oferecem assessoria para o cumprimento dos parâmetros exigidos, auxiliando os clientes na resolução dos problemas no ambiente de trabalho e na proteção à saúde dos seus colaboradores.
Gostou do nosso post sobre segurança do trabalho? Então compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos a também dominarem o assunto!