5 dicas para prevenção de acidentes de trabalho

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) comprova que investir em segurança no ambiente de trabalho e, consequentemente, promover a saúde dos colaboradores reduz custos e aumenta a produtividade.

Uma boa gestão envolve a prevenção de acidentes de trabalho e atenção à saúde do trabalhador. Estar atento e preparado não significa necessariamente impedir que o risco aconteça, mas sim reconhecer sua probabilidade e estar habilitado para controlar sua dimensão, garantindo as condições mínimas de segurança e a continuidade dos trabalhos.

Dessa forma, é necessário tomar medidas preventivas em sua empresa e oferecer um local de trabalho seguro para os colaboradores. Pensando nisso, no post de hoje, daremos 5 dicas para prevenção de acidentes de trabalho. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é acidente de trabalho?

Lei n° 8.213/1991 determina acidentes de trabalho como aqueles que ocorrem pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Como fazer a prevenção de acidentes de trabalho?

Muitas medidas devem ser tomadas a fim de evitar certos riscos dentro da empresa. Para isso, separamos 5 dicas para prevenção dos acidentes de trabalho. Confira!

1. Sinalizar áreas de risco

Uma ferramenta de importante prevenção é marcar claramente todas as áreas potencialmente perigosas com sinalização. Por exemplo, locais que estiverem sendo limpos com água ou produtos escorregadios. Algumas empresas, sobretudo as indústrias, colocam sinais para informar os colaboradores sobre os riscos e as áreas que oferecem algum perigo.

2. Oferecer treinamento de segurança

É importante que os empregadores ofereçam aos colaboradores treinamentos regulares e práticos relacionados a assuntos de prevenção de acidentes. Entre os diversos treinamentos existentes, os mais comuns são os que envolvem as Normas Regulamentares e os processos de trabalho.

3. Fazer uso de EPIs

O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para execução das atividades é obrigatório na maioria das empresas. Eles devem ser fornecidos sem custo ao colaborador. Os que não fizerem uso devido do equipamento ficam sujeitos a penalidades como advertências e suspensões.

4. Evitar se expor ao risco

Muitas vezes, os acidentes acontecem por imprudência do trabalhador. Nesse caso, é necessário estar atento para situações que demonstram perigo, evitando se aproximar dessas áreas ou até mesmo manusear equipamentos para os quais os colaboradores não tenham sido treinados.

5. Manter o local de trabalho limpo e organizado

Um ambiente sujo e desorganizado torna-se propício para causalidades. Manter áreas livres de itens desnecessários, marcar locais com faixas e guardar resíduos em locais apropriados são iniciativas que evitam possíveis acidentes. Manter o local de trabalho saudável, agradável e livre de acidentes contribui para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.

Vale ressaltar que esse tipo de ação proporciona retornos financeiros para o empregador. Ao evitar acidentes de trabalho, minimiza-se, por exemplo, custos com multas e encargos, danos aos ativos empresariais e ações judiciais.

Portanto, todas essas dicas, além de promoverem a segurança do trabalho e regulamentarem as normas, são uma forma de conscientizar os colaboradores quanto aos riscos à saúde e à integridade física.

Gostou das nossas dicas sobre prevenção de acidentes de trabalho? Então continue com a visita no blog para entender o que é Segurança do Trabalho e para que serve. Até a próxima!

cropped-favicon.png

Super Seg

A Super Seg atua no mercado realizando Assessoria de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Visando sempre atender as expectativas dos clientes, a Super Seg vem crescendo a cada dia, onde conta com uma equipe de profissionais altamente especializados e sempre atualizados para atender as necessidades do cliente.

Abrir Chat
Olá,
Podemos te ajudar ?